Blog Outras Palavras

O que é a psicanálise? – I

O desconhecido que nos habita, nosso duplo, nêmesis, sombra, espelho invertido… Para todos esses Freud encontrou um nome: inconsciente.

A psicanálise surge em Viena no final do século XIX. O médico e neurologista Sigmund Freud não estava contente com a ineficácia dos tratamentos para “doentes dos nervos”.

Na época se usavam banhos quentes e frios, tratamentos com uso de eletricidade, hipnose e mesmo lobotomia (retirada de um pedaço do cérebro) como formas de curar uma doença mental. Às vezes uma importante doença era encarada como fingimento. Foi o caso da histeria.

Hoje em dia, a própria depressão não é vista por muitos como falta de vontade, preguiça ou encenação?

Voltando a Freud – pois ainda é muito atual -, ele percebeu que as pacientes histéricas não eram meras farsantes. Mas eram os médicos que não tinham capacidade de escutar e entender seus sofrimentos.

Ele criou um espaço possível para que pudessem contar suas histórias, fazendo vir à tona tudo o que precisaram reprimir em si mesmas por conta de uma sociedade machista e patriarcal.

Assim uma tosse nervosa, por exemplo, deixava de ser um sintoma ao perder seu sentido inconsciente. Dora, uma das pacientes de Freud, era muito jovem quando começou a se analisar e ainda mais jovem quando foi assediada pelo amigo do pai. Sem conseguir falar com outra pessoa sobre isso, seu corpo denunciava o que acontecia de abusivo através das tosses incontroláveis.

Se pararmos para notar, há sempre uma coisinha ou outra que fazemos sem entender ou até contra nossa vontade e que nos parece enigmático.

Uma compulsão, uma ansiedade súbita, sintomas físicos sem causas específicas ou até tristeza e falta de esperança quando “tudo deveria estar bem”: são todas formas de conteúdos inconscientes aparecerem à luz do dia.

Num tratamento com um psicanalista serão essas “coisas estranhas” dentro de cada um que servirão como fio condutor até eventos importantes na vida do analisando. A psicanálise é o tratamento que torna possível trabalhar essas questões, acertando as contas com o passado.

* * * * *

E por que será que reprimimos algo até se tornar inconsciente? Todos fazem isso da mesma forma? Questões para mais além.

Últimos Artigos

Agende sua Consulta

Gabriel Bernardi - Doctoralia.com.br
Gabriel Bernardi - Doctoralia.com.br